5 dicas para ajudar o seu filho a construir um projeto de vida



1.     Mantenha o diálogo e eduque com base em valores sólidos: o primeiro papel dos pais na construção do Projeto de Vida de um filho começa desde cedo, com foco na transmissão de valores como respeito ao próximo, humildade, responsabilidade, generosidade, amor e compreensão. Evite ser um pai ou uma mãe de perfil autoritário, negligente ou permissivo, busque ser participativo, estabelecendo limites e mantendo o diálogo aberto. Desta forma, seus filhos se sentirão seguros e não abandonados ou subestimados. Estas ações vão ajudá-lo mais tarde a se conhecer melhor e ter relações mais sadias com as outras pessoas.

2.     Promova a autonomia e a responsabilidade:  ajude seu filho, desde cedo, a compreender a importância de planejar, de ter metas e objetivos e, mais do que isso, de que é possível ir atrás dos seus sonhos mesmo com os pés no chão. Muitos pais podem sentir dificuldades nesta tarefa por não terem tido as mesmas possibilidades que os filhos quando eram mais jovens, o que pode resultar em duas situações: a de projetar nos filhos o que queriam para si mesmos ou abandoná-los, deixando que “se virem sozinhos”. É importante ensinar a autonomia de escolhas, mas mostrar que todos nós devemos ter responsabilidades e arcar com as consequências de nossas opções.

3.     Aprenda junto: esteja presente na vida de seu filho no momento de coletar dados sobre os cursos, as instituições de ensino, preço de mensalidades e disponibilidade de bolsas, números de vagas e de ofertas de emprego nas áreas desejadas, possibilidades de especialização etc. São etapas importantes para serem feitas em família, para que todos estejam envolvidos nos processos de escolha, envolvendo

4.     Compartilhe experiências: mostre exemplos cotidianos de seu trabalho, assim seus filhos conhecerão seu universo profissional. Sentimentos e experiências influenciam as nossas narrativas. Nenhum extremo é sadio nem aconselhável, por isso, é importante ensinar aos filhos a capacidade de ouvir, de se interessar pelo que o outro diz e pelo trabalho alheio, porém sabendo filtrar o que recebem com capacidade crítica.

5.     Seja copiloto da vida de seu filho: Na fase da escolha profissional, entenda que você não é o piloto que toma as decisões, como quando seu filho era uma criança totalmente dependente. Esta é comumente uma das primeiras escolhas importantes que farão na vida e também o melhor momento para que você assuma a posição de copiloto, figura presente que pode ajudar se necessário, mas que não interfere nas decisões finais.

As sugestões são do psicoterapeuta Leo Fraiman, especialista em temas como autoconhecimento, orientação profissional e educação. É idealizador  da Metodologia OPEE - editada e distribuída pela FTD Educação - proposta pedagógica que objetiva contribuir para o autoconhecimento de crianças e jovens e orientá-los, desde cedo, na escolha de seus projetos de vida. 

Comentários

  1. Conversar e levar seu filho(a)para conhecer diversas profissões...ajudará na escolha Profissional.

    ResponderExcluir
  2. É verdade...desde cedo é importante falar sobre o assunto

    ResponderExcluir

Postar um comentário