O uso do celular no ambiente escolar

O uso de novas tecnologias na escola desperta grande interesse entre educadores brasileiros e sempre foi um tema discutido em inúmeros eventos sobre educação que participei.
E a utilização do celular no ambiente escolar é um tema que se destacou em muitos encontros. 
Algumas escolas do Brasil proíbem o aparelho e outras utilizam o celular como ferramenta pedagógica. É um assunto bem polêmico que envolve não só as regras estabelecidas pela escola, como influencia diretamente os mecanismos de comunicação dentro da instituição.

Um estudo realizado em escolas da Inglaterra por exemplo, apontou que alunos que foram proibidos de utilizar celulares em sala de aula tiveram um aumento de mais de 6% nas notas em testes nacionais. “A proibição do uso de telefones na sala pode equivaler a 1h a mais na escola por semana ou ao aumento de cinco dias no ano letivo”, explicam os pesquisadores.

É importante saber que os resultados foram observados entre os alunos que possuíam notas menores. O banimento de celulares entre os estudantes com notas maiores não fez nenhuma diferença.

Este assunto tão atual merece ser debatido entre profissionais da educação.

Quero agora propor reflexões sobre a utilização ou não do celular dentro da escola. 

1 - Como os celulares são utilizados pelos funcionários das escolas brasileiras?

2- Os alunos sabem utilizar o celular ? Ele serve para entreter ou educar?

3-O celular facilita ou prejudica a comunicação entre a escola e as famílias?

4-Celular é um aliado ou pode ser um vilão no ambiente escolar?

5-Professores devem utilizar celulares como ferramenta pedagógica?

E você o que acha a respeito? Gostaria muito de saber a sua opinião e relatos de situações reais sobre o assunto. Um abraço.

Comentários