16/10/2017

A importância do lúdico na educação infantil


Atualmente, o trabalho Pedagógico voltado para o segmento Infantil  ; considerando-se os processos (Cognitivos -Afetivos e Sociais) tem como prioridade, o ensinar e  o aprender com o Lúdico.    


A criança precisa aprender a expressar suas ideias  –emoções e opiniões (Desenvolvendo  o seu senso crítico), participando e interagindo com o seu processo de aprendizagem.                                                       


Através do Lúdico espera-se que a criança aprenda a selecionar, assimilar,  interpretar, conferir, reformular, intuir, estimar, explicar  e comunicar-se, respeitando  as suas  faixas etárias (dentro de suas limitações ,podendo ser estimulados e valorizados ,através das brincadeiras –orientadas e incentivadas).


O Lúdico ocorre durante as atividades livres em intervalos e nas brincadeiras com amigos e pais.  Nesta fase os aspectos emocionais são fundamentais e torna-se importante criar mais Espaços Lúdicos em sala de aula ou fora dela.


A criança passa a reconhecer suas próprias emoções, adquirindo segurança sobre a sua capacidade em aprender. O esquema corporal pode ser interpretado como um conjunto de atividades lúdicas ,com o objetivo de levar a criança a criar, ampliando a consciência do próprio corpo e desenvolvendo gestos e expressões corporais.


                                                                                                                   

 Rose Firmo Lima- Palestrante área da educação /rosefirmolima@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Temas educativos para festas infantis

As  festas infantis estão cada vez mais personalizadas. A moda agora é preparar algo diferente e criativo. Os temas de person...