12/06/2013

Diga não ao trabalho infantil

Nenhuma criança trabalha no Brasil e todas estão matriculadas nas  escolas do país. Esta é a notícia que gostaríamos de ouvir. Mas infelizmente  não é a realidade.
 
Segundo dados do IBGE, no Brasil há 3,4 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos que trabalham.  E a situação é bastante crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde vivem, 1,4 milhão desses meninos e meninas.
"O trabalho infantil ainda é uma das causas que impedem a frequência escolar e a aprendizagem de milhares de crianças. Muitas acabam deixando a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar ou mesmo para cuidar dos serviços domésticos.” comenta Gary Stahl, representante da UNICEF no Brasil.

Para mobilizar a sociedade sobre o assunto,  a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), lançaram em Salvador a campanha colaborativa nacional “É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido”






 
 
Vamos juntos dizer não ao trabalho infantil! Lembrei da música "Criança não trabalha" (Palavra Cantada). Linda letra que ilustra muito bem o tema.

Criança não trabalha
 
Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez


Postagem em destaque

Temas educativos para festas infantis

As  festas infantis estão cada vez mais personalizadas. A moda agora é preparar algo diferente e criativo. Os temas de person...